Counselling
Thinking different about your emotions.
And you can change the feelings.
Stress Management | Mental resilience | Terapia Cognitiva e comportamental
É uma forma de terapia orientada para a ação, que assume que padrões de pensamento desnecessários e improdutivos causam comportamentos improdutivos e emoções negativas indesejadas.
O nosso counselling baseia-se numa forma moderna da psicologia aplicada, designada por terapia cognitiva e comportamental.
Este tipo de terapia assenta numa base racional e é extremamente eficaz na regulação de emoções, como tristeza, ansiedade e stress.
Como ciência social, a psicologia procura entender as razões por trás do comportamento humano, e a terapia cognitiva e comportamental permite compreender o relacionamento entre pensamentos, emoções e comportamento humano.
A quem se destina?
O Counselling é aplicável a todos os seres humanos que queiram tornar-se uma versão melhor deles mesmos, ajudando-os a crescer, a serem mais maduros e a assumirem a responsabilidade das suas decisões e ações.
Esse tipo de terapia fornece uma estrutura excecional para o desenvolvimento e crescimento individual e maximiza o seu próprio bem-estar mental e emocional.
O principal objetivo desta terapia é ajudá-lo a crescer e a ter uma relação madura com a sua vida, apoiando o cliente na determinação de quais são seus objetivos e, em seguida, a orientá-lo no plano e ações necessárias para lá chegar.
As emoções que sentimos são provocadas pela qualidade do nosso pensamento.
O foco está nas causas e ajuda a que a pessoa compreenda a conexão entre a qualidade do seu pensamento e a qualidade das emoções que experiencia.
O processo
O processo proposto pela HealthyChange combina psicologia, coaching, mentoring e mindfulness e realiza-se através de sessões individuais com os clientes. É um método colaborativo, orientado para a solução e com limite de tempo, que envolve técnicas cognitivas e comportamentais.
O processo terá no máximo de 10 a 12 sessões.
A ideia não é que o cliente fique dependente do terapeuta, mas sim que ele se conheça melhor e que se torne melhor do que já é, aprendendo a responder de forma diferente às coisas que lhe vão acontecendo ao longo da sua vida.
Os 6 Passos para facilitar uma mudança cognitiva:
2 - Reconceptualização
Trabalhar noutras perspetivas de ver o mesmo tema
4 - Consolidação dos skills
Transpor a aprendizagem para o mundo real do seu dia-a-dia
1 - Avaliação
Ver com o cliente o que o incomoda e como é o seu processo cognitivo atual
3 - Aquisição de skills
Apoiar o cliente na aprendizagem que pode ter para lidar com o seu tema
5 - Manutenção
Incorporação de novos hábitos e novas rotinas
6 - Acompanhamento
Avaliar o crescimento, progresso ou eventual retrocesso que possa ocorrer
Em que situações esta terapia o pode ajudar?
• A perceber as suas possibilidades de crescimento pessoal.
• A aumentar o seu QI emocional.
• A estabelecer metas relevantes, valiosas e razoáveis.
• Criar uma forma poderosa para as interações e relacionamentos quotidianos.
• Construir um plano para atingir os seus objetivos.
• A compreender a interligação entre cognição, crenças e comportamentos.
A terapia cognitiva e comportamental facilita a transformação positiva de como as pessoas pensam, sentem e comportam-se ao perseguir as suas metas ou objetivos na vida.
Aspira a tornar-se uma versão mais eficaz de si mesmo.
"Cognitivo"
refere-se a processos mentais, isto é, pensamento.
A palavra "cognitivo" refere-se a tudo o que acontece na mente de uma pessoa: pensamentos, sonhos, imagens, memórias e atenção.
"Comportamento"
refere-se a tudo o que uma pessoa faz.
Isso inclui, o que dizemos, como tentamos resolver problemas, como os evitamos e como agimos. refere-se a ação e inação.
"Terapia"
é uma palavra usada para descrever uma abordagem sistemática para resolver um problema, doença ou condição irregular.
?
Sabia que os vários estudos conduzidos, por exemplo pela Universidade King's College em Londres, revelaram que a terapia cognitiva e comportamental é muito mais eficaz para tratar temas como ansiedade e depressão do que os medicamentos?
Se queremos mudar verdadeiramente, não é tanto mudar aquilo que fazemos, mas sim a forma como pensamos e processamos as experiências que temos na nossa vida!
Faz sentido para si?