Líderes com Propósito - Quem são?



Líderes com Propósito ou Liderança com Propósito. Será que faz sentido? O que significa investir em ter na sua empresa líderes que exercem uma liderança com propósito?


Ser líder com propósito é ser um líder com capacidade para inspirar os seus liderados a terem uma visão do futuro que seja convincente. É garantir uma direção clara para que todos possam trabalhar em conjunto visando a obtenção de um mesmo objetivo.


No decorrer da nossa trajetória de vida onde se inclui a da carreira profissional, convivemos com pessoas que nos inspiram e nos ajudam no nosso processo de evolução. As situações em que isso acontece têm, em si mesmas, um efeito poderoso de transformação!

Faça uma pequena pausa para reflexão: Pense em quantas pessoas contribuíram para ser quem é hoje? Quantas pessoas o influenciaram e o/a ajudaram a ter os valores em que acredita hoje? Espero que as respostas que tenha encontrado para as perguntas de reflexão permitam que se sinta grato/a por esses grandes encontros e/ou por alguns que, mesmo que tenham sido rápidos, ecoaram positivamente e com significado na sua forma de pensar e agir.

Viver e trabalhar com Propósito a sua Liderança, significa aplicar as práticas que já viveu ao serviço da sua equipa e que possam inspirar, motivar e melhorar as atitudes dos elementos que a constituem por forma à obtenção dos resultados propostos. Isso significa ser capaz de, também, influenciar positivamente o meio e contribuir para o crescimento de todos à sua volta.

Acredito que a equipa é o reflexo de quem a gere. Quem lidera tem uma dupla responsabilidade quando falamos em propósito. É preciso ter sempre presente os objetivos da Organização que norteiam as decisões. No entanto, não se pode esquecer que, também, é necessário apoiar quem é liderado a descobrir os seus próprios objetivos.


Um Líder com Propósito sabe incentivar o crescimento individual e coletivo, sem pressão, mas com sentido! Ajuda as pessoas com quem trabalha a atribuírem sentido ao seu caminho aqui e agora.

O que significa uma liderança com propósito


A liderança autocrática, que é aceite em muitas empresas ao longo de décadas é algo que já não funciona. Não gera resultados positivos nas equipas. A lógica de “chefe”, que dá indicações sobre as tarefas a serem executadas, sem se importar com o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores, deixou de funcionar nos dias de hoje. Só o salário não basta! É preciso que a empresa tenha um propósito claro e que desenvolva metodologias de trabalho, que façam com que todos os envolvidos se sintam parte desse objetivo maior.


Liderar com propósito é ter em mente qual a missão principal da Organização.

Essa missão não está, necessariamente, descrita na “missão, visão e valores”. Muitas vezes, ela é intrínseca à própria organização. O propósito irá questionar o porquê de a organização existir. O que fez com que o negócio nascesse?


Tê-lo definido impacta a cadeia produtiva como um todo. É preciso que as lideranças estejam alinhadas a esse propósito e que as equipas sejam formadas por pessoas que, além de estarem comprometidas com o objetivo maior da empresa, descubram também os seus.


De acordo com o autor do livro Golden Circle, Simon Sinek, “as pessoas não compram o que fazemos, elas compram a razão pela qual fazemos, o que fazemos”, traduzindo: as pessoas compram os benefícios e não o produto em si mesmo.


Liderança com propósito na prática


Então, neste momento da leitura deverá estar claro que liderar com propósito precisa que a liderança envolva verdadeiramente a equipa. A pergunta que pode surgir é: como fazer?


Existem uma série de ações que o líder pode implementar para que o propósito da equipa seja do conhecimento de todos os que dela fazem parte.


Elegi três atitudes-chave que podem ajudá-lo, enquanto líder, a implementar uma liderança com propósito e satisfazer colaboradores, clientes e Organização.


1. Pense longe

A liderança com propósito tem os olhos voltados para o futuro. Quais atitudes a tomar hoje e quais os impactos que essas atitudes terão amanhã? O líder precisa entender que as suas estratégias são de longo prazo, portanto, de nada adianta traçar um plano hoje e alterá-lo amanhã. É preciso ser firme quanto ao que se espera alcançar.

Formar novas lideranças, ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional dos liderados e auxiliá-los a definir e a atingir o seu propósito, enquanto equipa.


2. Não faça sozinho. Criação coletiva. A Teoria U

Para enfrentar os constantes desafios que se põem à humanidade, precisamos de uma tecnologia social que permita aos indivíduos, aos grupos e às organizações agirem com base no seu melhor potencial do futuro. “Otto Scharmer”, investigador do MIT, defende que é necessário:


  1. Uma estrutura para descobrir o “ponto cego” na mudança dos sistemas e das lideranças.

  2. Um método para implementar mudanças na conscientização - processo, princípios e práticas.

  3. Uma nova narrativa para a mudança social evolucionária - atualização dos nossos sistemas operacionais mentais e institucionais em todos os setores da sociedade.


“Otto Scharmer” reuniu conhecimentos de diferentes áreas e, tendo por base os princípios da Teoria U, concebeu uma metodologia que promove a aprendizagem e a inovação, muito utilizada no ecossistema de empreendedorismo social.


A ideia da metodologia vem do formato da letra U e indica duas visões diferentes para o tempo. O lado esquerdo que representa um movimento para baixo, que consiste em compreender os modelos mentais afastando-nos de tudo o que não é essencial. A base do U representa o momento de reflexão e o lado direito é a subida, o momento em que novas ideias são postas em prática.


Esta metodologia usada na equipa permite que todos os elementos percorram o U em conjunto, potenciando a criação de uma nova identidade para aquela. Nesse processo, os membros individuais e o grupo como um todo, começam a operar com um elevado nível de energia e sentido de prosperidade futura.


3. Olhe o Propósito como eixo integrativo

Olhar para o propósito é pensar de forma integrada. Ele não existe isoladamente. E por isso, quando estamos a falar de uma equipa e de liderança, o papel do líder é apoiar a equipa a posicionar-se externamente no mercado e internamente na empresa. Definir como a equipa se relaciona internamente, quais os processos em que intervém, como se relaciona externamente com a sociedade e com os clientes, o que entrega enquanto equipa (produto), para quem e como entrega. Esta forma integrativa de refletir sobre o propósito leva a equipa a sentir que o seu propósito faz sentido, motiva a ação, cruzando-se com tudo o que faz. Dai advém um maior compromisso e envolvimento de todos os membros, como um todo e do líder como inspirador da equipa. Esta fórmula conduz à prosperidade da equipa e consequentemente à prosperidade do seu Lider.


Se este artigo o/a levou refletir e a querer descobrir o seu propósito enquanto Líder, se quer contribuir para construir e cocriar o propósito da sua Equipa contacte-nos: people@healthychange.pt


Teremos todo o prazer em apoiá-lo/a nessa jornada de prosperidade.




59 visualizações